domingo, 27 de janeiro de 2008

Mortos-Vivos

Esqueleto de um prédio residencial abandonado na City Lapa.


Construção de uma nova ala do Hospital Itatiaia interrompida e abandonada. A obra não seguiu as normas de construção para a região e foi embargada. Desde então nada foi feito, isso já faz mais de uma década. City Lapa, São Paulo.

Um comentário:

Unknown disse...

"Tudo que é sólido se desmancha no ar." Marx escrevera isto em seu livro grande há um bom tempo. Passado alguns vários anos Berman usaria a máxima como título de seu livro sociológico que aborda a modernidade sob o ponto de vista de autores clássicos, concluindo que o desenrolar da sociedade se dá na dialética da desconstrução do antigo para a construção do novo, pois o antigo é auto-destrutivo. Jacques Derrida seria visto como o desconstrutivista da literatura e filosofia, destruiu até Platão. Mais para frente Z. Bauman daria o adjetivo de "líquida" para a pós-modernidade - volúvel e volátil em suas relações tanto sociais, quanto políticas.
"Construção" no dicionário deveria vir como "preâmbulo da destruição"; precisa-se existir para não mais existir. Precisa-se do sólido para obtenção do pó. Precisa-se da construção para a destruição, e é claro, esta sempre reinará.